Notícias

Boa notícia: casos de dengue diminuíram em Caruaru

02/04/13

Caruaru tem bons motivos para comemorar. É que o número de pessoas com dengue diminuiu significativamente, ao contrário do que vem acontecendo no restante do País, já que os estados de Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Goiás e Tocantins estão vivendo com uma epidemia. Nos primeiros três meses deste , 13 pessoas foram diagnosticadas com a doença, enquanto que em 2012 foram 108 casos de dengue clássica confirmados.

Veja os sintomas da Dengue e como se tratar
(FOTO ILUSTRAÇÃO/INTERNET)

Em Caruaru, alguns aspectos podem ser considerados como principais fatores de diminuição de casos: não houve interrupção nos trabalhos de combate e controle do mosquito; a população passou a aceitar as recomendações dos agentes; utilização de peixes larvófagos; realização de mutirões de limpeza do rio e córregos. Todas essas ações têm sido fundamentais para a conquista dos números expressivos.

O diretor do Departamento de Controle de Vetores e Vigilância Ambiental, Paulo Florêncio, comemora os números. “Já sabíamos que nosso trabalho está sendo realizado da forma correta, mas nada melhor que números positivos para estimular ainda mais nossos agentes e a população nessa luta constante contra o Aedes Aegypti”.

Paulo aproveitou a oportunidade para falar sobre a mudança de estratégia como um dos fatores primordiais para o resultado. “O controle biológico com agentes microbianos tem demonstrado pouca praticidade, devido ao pequeno efeito residual, o que leva à necessidade de reaplicações em curto prazo e à elevação dos custos operacionais. Historicamente, peixes larvófagos são utilizados com sucesso no controle do Aedes Aegypi”, destacou.

FONTE:PREFEITURA DE CARUARU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *