Notícias

Barreiras sanitárias completam um mês de ações com quase 180 mil pessoas alcançadas

Em um mês de operação das barreiras sanitárias em Caruaru, com 10 pontos itinerantes de atuação, quase 180 mil pessoas foram alcançadas. No total, mais de 37 mil veículos foram abordados, como caminhões e caminhonetes; transportes intermunicipais, como ônibus, vans e toyotas, assim como veículos de passeio e motos com placas de outras cidades.



Desses, cerca de mil veículos voltaram para os seus lugares de origem, sem acessar o município, pois estavam com passageiros enquadrados nos grupos de risco. Mais de 12 mil pessoas foram identificadas em situação de vulnerabilidade: idosos correspondem a 59%; crianças, 37%; e gestantes, 4%.



Dentro das medidas de combate à Covid-19, a Prefeitura de Caruaru iniciou ações com equipes motorizadas integradas itinerantes, compostas pelo efetivo oriundo das barreiras sanitárias (Secretaria de Saúde, Secretaria de Ordem Pública, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e Bombeiro Civil), com o objetivo de ampliar os serviços de orientações, instruções e medição de temperatura em dez bairros deste município, em caráter educativo.



O Mapa de Isolamento Social da Secretaria de Saúde apresenta diariamente uma preocupação com relação ao grande número de pessoas que não estão em quarentena. Dessa forma, as equipes são direcionadas aos bairros. “Continuamos modificando as barreiras sanitárias com ajuda do mapa de isolamento social. Esse novo modo operante permite maior alcance no território. Por meio dos dados da tecnologia de monitoramento dos smartphones, podemos atuar nos locais de maior vulnerabilidade do ponto de vista do isolamento necessário do enfrentamento da Covid-19”, destacou a secretária de Ordem Pública, Karla Vieira.



A Secretaria de Saúde de Caruaru passou a utilizar os termômetros com infravermelho nas abordagens feitas pelas barreiras sanitárias do município. O equipamento serve para aferir a temperatura da população que for abordada e auxiliar na identificação de casos suspeitos de Covid-19 na cidade. Mais de 2.6000 pessoas tiveram a temperatura aferida, e foram orientadas ou encaminhadas para rede de saúde.



As barreiras sanitárias são coordenadas pela Secretaria de Ordem Pública, em um trabalho conjunto com a guarda municipal, agentes de trânsito, agentes de saúde, fiscais de ordem pública e bombeiros civis (voluntários).

[themoneytizer id=”16539-16″]








Ceça Ricarte

Ceça Ricarte - Jornalista de formação, com mais de 15 anos de experiência, nas mais diversas áreas que o Jornalismo se propõe. Natural de Recife, mas que escolheu Caruaru para amar e viver! Entre idas e vindas, está fixa na Capital do Forró há 12 anos.