Notícias

Auto da Compadecida do TEA Caruaru é eleito Melhor Espetáculo do Ano no Rio de Janeiro

Foto: Ryan Júnior

A passagem do grupo TEA Caruaru no Rio de Janeiro, na última semana, foi bastante produtiva. O elenco do TEA – Teatro Experimental de Arte levou o prêmio principal de Melhor Espetáculo no 13° Festival Nacional de Teatro em Duque de Caxias – RJ, além de conquistar mais dois prêmios.

Sem apoio da Secretária de Cultura de Caruaru, o grupo encantou os cariocas que ficaram atônitos com a apresentação no encerramento do festival, na última sexta (22). Com texto de Ariano Suassuna e utilizando-se do Cavalo Marinho (folguedo popular típico da Zona da Mata Norte de Pernambuco) para contar a saga de João Grilo e Chicó, a montagem já segue em seu sexto ano de circulação por diversos festivais nacionais.

Com direção de José Carlos, o espetáculo conta com David Gadelha (João Grilo), Jackson Freire (Chicó e Demônio), Rosbergg Alexander (Padre e Palhaço), Túlio Beat (Severino de Aracajú), Mandy Freire (Mulher do Padeiro), Ícaro Raphael (Padeiro), Edson Barros (Cabra e Encourado), Pedro Henrique Gonçalves (Major Antônio Morais e Jesus), David Lucas (Sacristão), Paulo César (Bispo), Maria Lima (Compadecida), execução de luz por Vanderson Santos e registros fotográficos por Ryan Júnior.

Além do prêmio de Melhor Espetáculo e indicação a Melhor Direção (para José Carlos), o “Auto da Compadecida” venceu com Melhor Ator Coadjuvante (para Rosbergg Alexsander) e Melhor Figurino.

Esses prêmios apenas coroam uma trajetória de muita batalha do elenco e do TEA. A importância dessa conquista é a de mostrar que temos em Caruaru e no agreste pernambucano a possibilidade de criar algo com qualidade a nível nacional. Não devemos nada ao Sudeste/Sul, o que nos falta é investimento. É triste ver o teatro caruaruense ter que correr tanto atrás de incentivos e ser relegado pelos políticos, afinal de contas nem só de São João vive Caruaru.” protesta o ator e cineasta Túlio Beat.

Deixe uma resposta