Notícias

ARMAZÉM DA CRIATIVIDADE DE CARUARU É FINALISTA DO PRÊMIO INSPIRING SOLUTIONS

O Armazém da Criatividade é o único representante das Américas no prêmio Inspiring Solutions, promovido pela Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP). A competição, que está em sua terceira edição, foi criada pela IASP para compartilhar o conhecimento de forma global e também reconhecer iniciativas relevantes dos parques tecnológicos e ambientes de inovação.

Os vencedores do Inspiring Solutions serão conhecidos na conferência mundial da IASP, que será realizada no mês de setembro, em Moscou, na Rússia. Para chegar aos dez finalistas, a associação submeteu a uma banca julgadora projetos inscritos pelos parques tecnológicos que fazem parte da entidade. Na segunda fase, as melhores soluções serão eleitas a partir dos votos dos membros da IASP. Cada filiado pode selecionar até três iniciativas.

O Armazém da Criatividade compete com soluções da Estônia, Reino Unido, Espanha e Holanda, além de uma iniciativa da Nigéria. A Turquia é o país com maior número de candidatos – três indicações. Os concorrentes do Armazém da Criatividade apresentaram programas de aceleração, bootcamps, parcerias com fundos de investimento e ferramentas online.

Já o projeto do Porto Digital é uma solução que reúne inovação, incentivo ao empreendedorismo, interiorização e laboratórios para prototipagem. “Os Armazéns da Criatividade são unidades remotas do Porto Digital que dão suporte à inovação e ao empreendedorismo, atuando de forma integrada com as instâncias de ensino, ciência e tecnologia, em estreita articulação com setores produtivos da região em que estão instalados”, explica Francisco Saboya, diretor presidente do Porto Digital.

“Estamos satisfeitos pelo reconhecimento da IASP. O Armazém da Criatividade que já inauguramos, em Caruaru, enche os olhos de todos que o visitam. Os conceitos que trabalhamos lá, assim como as instalações físicas, não destoam de outros ambientes de inovação que já conheci em diversos países e culturas. Esse destaque ao Armazém da Criatividade é uma conquista mais do que merecida”, explica.

Caruaru 
O primeiro Armazém da Criatividade foi inagurado em outubro de 2015 em Caruaru, no Agreste pernambucano. Instalado no Polo Comercial do município, o ambiente tem 1.800m² de área, nos quais estão dispostos laboratórios, salas de treinamento, incubadora, estúdio de fotografia, showroom e coworking, além de um núcleo empresarial com salas comerciais para instalação de novos empreendimentos.

O Armazém da Criatividade de Caruaru tem como objetivo impulsionar a produção têxtil da região, a partir de uma base tecnológica avançada e equipamentos de alta performance distribuídos em núcleos funcionais. Dessa forma, é possível desenvolver um protótipo em toda sua cadeia: desde a criação, com laboratórios de design gráfico, de produto e de moda, até a modelagem em 3D; prototipação, com laboratórios de digitalização e impressão 3D, produção gráfica e produção de vestuário; e editorial de moda, que contará com estúdios de fotografia e vídeo, mixagem e pós-produção audiovisual.

Além do foco na cadeia produtiva da moda, o Armazém da Criatividade também se destaca como um ambiente para o desenvolvimento de projetos na área de Tecnologias de Informação e Comunicação, em especial no desenvolvimento de games. O ambiente também dará suporte tecnológico a projetos nas áreas de animação, design gráfico e de produto.

Deixe uma resposta