Notícias

5 dicas para evitar armadilhas na Black Friday

Quem nunca ouviu alguma história de fraude relacionada à Black Friday? O golpe mais clássico acontece quando lojas aumentam os preços de seus produtos na véspera do Black Friday, para então oferecer descontos gigantes. Esses estabelecimentos iludem o cliente que compra acreditando na ideia de que está pagando mais barato, quando na verdade só o que mudou foi a etiqueta de desconto associada ao produto.
Independente de alguns comerciantes que não respeitam o consumidor, esta é sim a melhor época do ano para comprar na internet. Para você ter certeza que está fechando um bom negócio, é necessário tomar alguns cuidados antes de clicar em fechar o pedido. Siga essas dicas para fugir de experiências traumáticas na Black Friday.


1 . Saiba o que outras pessoas que compraram na loja acham dessa experiência

É muito importante conhecer a reputação do estabelecimento com qual você fará negócio, antes de fechar a compra certifique-se de ler relatos de pessoas que já compraram na loja em questão. Por exemplo, você pode acessar a fanpage da loja no Facebook e ler os comentários que outras pessoas deixaram sobre os produtos ou serviços. Outro canal muito útil nesse caso é o Reclame Aqui, ali você fica sabendo quantas pessoas tiveram problemas e se os seus problemas foram resolvidos pela loja.

2. Antes de comprar informe-se sobre o estabelecimento

É importante verificar dados como razão social, CNPJ, endereço e telefone antes de fechar qualquer negócio. Afinal, além de ter certeza que a empresa existe, é ideal que você tenha certeza que ela está com a situação regulamentada perante a Receita Federal.

3. Evite comprar levando em conta a porcentagem de desconto oferecido

Como já comentamos na introdução do artigo, não é incomum algumas empresas aumentarem o preço dos produtos, para aplicarem descontos agressivos depois. Mais importante do que simplesmente comprar com um grande desconto, é conferir o preço final, comparando com o preço aplicado ao mesmo produto em outras lojas. Para facilitar suas buscas, sugerimos o uso de duas ferramentas: a Baixou e a Econovia .


4. Proteja sua máquina

Com a promessa de mais vendas e tráfego, também aumenta a quantidade de malwares e vírus espalhados pela web. Não esqueça de garantir sua segurança através do uso de antivírus, antispyware e Firewall no seu computador.

5. Compre apenas de lojas que oferecem navegação segura

A navegação segura existe em sites que utilizam o certificado SSL. Nestes sites, o protocolo de navegação, presente na barra de endereços do seu navegador, passa de HTTP para HTTPs, mostrando também um pequeno cadeado antes da URL. Esses sinais garantem que a troca de dados entre a loja e o cliente é codificada, desse modo hackers não podem capturar suas informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *