CaruaruEducaçãoNotícias

5 dicas para começar 2021 com as finanças em dia

Levantamento realizado pela BLU365 aponta que 60% dos brasileiros que têm contas a pagar querem quitá-las até o fim deste ano para começar janeiro com melhores condições. Para outros 32%, as contas estão atrasadas e devem continuar assim por um período. Apenas 6% indicaram estar “no azul”, mas admitiram que não conseguirão honrar todos os compromissos até dezembro.

Para muitos, 2020 foi um ano financeiramente desafiador e mostrou o quanto o planejamento financeiro é importante para cada momento da vida e superar momentos de incertezas. Para ajudar as pessoas a entrarem em 2021 com as finanças organizadas, independente dos objetivos de cada um, a Creditas, principal plataforma 100% digital da América Latina que usa o crédito com garantia para viabilizar conquistas, em parceria com influenciadores, produziu e disponibilizará conteúdos gratuitos e dá cinco dicas de seu especialista em educação financeira, Otavio Machado.

Conheça suas dívidas





A dica é simples, mas muito poderosa. Ter a noção do tamanho da dívida é fundamental para quitá-la. Saiba quanto falta pagar, quais são os juros e o valor de cada parcela. Para ajudar nesta tarefa, a Creditas criou, junto do influenciador Gui Suetugo, um simulador que auxilia na organização das contas para começar 2021 mais ciente do que é preciso pagar.

É hora de renegociar

Fim de ano é um ótimo momento para negociar e quitar as dívidas adquiridas. Uma dica é começar com as parcelas que mais prejudicam sua renda mensal. Para isso, negocie com a instituição financeira ou com a pessoa que você deve. Nesta época do ano, também é momento em que você vai conseguir mais descontos para pagar suas contas.

O mundo não acabará no Natal

Se a situação financeira não está das melhores, faça uma lista de presentes mais acessíveis à realidade. Tente ter menos despesas com presentes e extras, pelo menos um ano, para ver como o Natal não foi ruim e passar a adquirir esse hábito aos poucos. Para isso, faça as contas lembrando-se que em janeiro as tradicionais sempre vem: IPVA, IPTU, material escolar, etc. “Uma boa dica é reservar parte do 13º salário para pagar essas despesas e não se enrolar logo no início do ano” comenta Otavio.

Comece sua reserva de emergência

Se ainda não tem uma reserva de emergência, está na hora de começar a planejar a sua, principalmente, se conseguiu seguir as dicas anteriores. Mesmo que seja um valor pequeno do 13º, é válido começar agora o hábito de guardar parte do salário para que tenha uma reserva de emergência enxuta. “Vimos em 2020 que a reserva de emergência é fundamental para passarmos por momentos difíceis. Situações inesperadas sempre podem acontecer. Esteja preparado”, complementa Machado.


Planeje-se para 2021

É hora de sentar e fazer o seu planejamento financeiro para o próximo ano. Coloque suas metas e contas no papel e separe uma quantia fixa para sua reserva de emergência. É neste planejamento que você pode colocar aquele desejo de empreender ou decorar a casa, por exemplo, e já se preparar para colocá-lo em prática. “A Creditas tem um e-book, desenvolvido em parceria com a influenciadora Esther Gomes para começar a empreender com pouco dinheiro e um outro material desenvolvido com os influenciadores do Apartamento 203 com dicas para decorar a casa sem gastar muito. Com o planejamento certo e com força de vontade, é possível ter um 2021 muito mais próspero”, finaliza Otavio Machado.


Sobre a Creditas

A Creditas é a principal plataforma 100% online da América Latina que usa tecnologia proprietária para viabilizar, por meio do crédito com garantia, novas conquistas em todas as etapas da vida de seus clientes. Foi responsável por mudar o cenário do crédito no Brasil e em seu portfólio, integra os Empréstimos com Garantia de Imóvel, de Veículo e Consignado Privado. Para também oferecer uma experiência inovadora na contratação de produtos não financeiros, criou um conjunto de soluções, que contempla três ecossistemas: imobiliário, automotivo e de benefícios para colaboradores. Fundada em 2012, tem 1.600 Tripulantes (colaboradores) localizados nos escritórios de São Paulo, Porto Alegre, Recife, Valência (Espanha) e Cidade do México. Recebeu mais de R$ 1,2 bilhão em investimentos de fundos internacionais de Venture Capital e  tem se destacado nos rankings da KPMG, Business Insider,


2019/grandes&source=gmail&ust=1609187459659000&usg=AFQjCNG-hDSbG41UPnB9IiQ7C2nDI9pK4A”> Glassdoor
 e LinkedIn, como uma das fintechs mais promissoras e inovadoras do mundo.

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *