CuriosidadesNotícias

5 coisas que você sempre quis saber sobre finanças pessoais

As suas finanças pessoais são bem tratadas? Quando a fatura chega no fim do mês, você fica no positivo ou negativo? Seja qual for a sua relação com o dinheiro, sempre é possível melhorar, trazendo segurança no dia a dia e possibilitando a realização de sonhos. 

O Instituto Axxus realizou uma pesquisa durante a pandemia, constatando que quase 80% dos brasileiros não administraram bem as finanças pessoais nesse período, resultando em milhares de endividados! 


Infelizmente a educação financeira não é ensinada nas escolas, então quem quer entender sobre como o dinheiro entra e sai e como funciona os juros e investimentos, precisa procurar internet afora.

Nas finanças pessoais você aplicará os mesmos conceitos usados em uma empresa comum, como planejamento, orçamento e como usar o cartão de crédito, por exemplo.  

Consequência disso? Passará a controlar seu dinheiro de verdade, sem desespero ou confusão, planejando o futuro e vivendo com mais tranquilidade. 

Porém, o que as pessoas com a vida financeira equilibrada têm em comum, mas que nunca te contaram? Continue o texto e conheça cinco delas! 

Cuidar das finanças além do dinheiro 

Engana-se quem pensa que cuidar das finanças é apenas cuidar do dinheiro. Vai muito além disso! Você passará a se conhecer muito mais, sendo um verdadeiro exercício de autoconhecimento. 




Com o tempo você terá um crescimento pessoal enorme, percebendo quais as suas prioridades a curto, médio e longo prazo, criando estabilidade emocional e mantendo suas finanças equilibradas para sempre (ou por bastante tempo). 

Veja 5 coisas que você sempre quis saber sobre finanças pessoais 

Sem mais delongas, quais são esses cinco itens escondidos sobre as finanças que ninguém te conta? Veja abaixo: 

É uma questão de comportamento 

As finanças pessoais no país se tornaram uma questão de comportamento no dia a dia do brasileiro. Hábitos? Sim! Cuidar do dinheiro, planejar gastos futuros e olhar a planilhas (ou aplicativo) semanalmente não é algo que será criado da noite para o dia, mas que será trabalhado com o tempo, tornando-se um costume na sua vida.   

A partir do momento que você começar a computar seus gastos diários, verá outros hábitos que podem ser mudados com o tempo, tornando-os mais saudáveis e rentáveis:  




  • Sempre parcelou todas as compras? Comece a pagar à vista (tendo desconto muitas vezes) ou parcelar o mínimo de vezes possível. 
  • Pede muita comida por aplicativo ou delivery? Deixe os pedidos para os fins de semana e cozinhe mais vezes!
  • Compra muitos itens repetidos, como roupas, sapatos e artigos de higiene? Compre apenas quando acabar ou desgastar o que já tem. Traga minimalismo para a sua vida!  

Está ligada à saúde emocional 

Você sabia que pessoas tristes gastam mais? Sim! Um estudo do SPC Brasil mostrou que 24,5% dos brasileiros compram por impulso – sem pensar nas consequências – quando estão se sentindo tristes e deprimidos. Isso vale para compras na internet, em uma ida ao mercado ou em algum bar (o álcool pode agravar esses sentimentos). 


Procure trabalhar o seu emocional, seja com terapia ou meditação, entendendo como os seus sentimentos funcionam. 


Não precisa ser um expert em matemática 

Essa questão pega muitas pessoas. Pois é, você não precisa ser expert em exatas para controlar seu próprio dinheiro! Além de achar todas as informações que precisa na internet, quando precisar calcular os gastos, poderá usar fórmulas prontas no Excel ou mesmo utilizar os diversos aplicativos gratuitos disponíveis.


Organização pode ser uma aliada dos seus objetivos 

Organizar-se financeiramente pode ser – e é – um grande aliado nos seus objetivos, sendo de curto, médio ou longo prazo. 

Seja comprar um celular, fazer uma grande viagem ou mesmo comprar uma casa, a organização das suas finanças fará toda a diferença durante o processo. 




Sabendo exatamente quanto está investindo te mostrará exatamente o tempo que poderá realizar a meta e como otimizá-la, caso queira adiantar esse sonho – ou mudar o caminho e priorizar outros objetivos. 


Pesquisar preços é uma ótima forma de economizar 

Parece óbvio, mas para muitos não é. Pesquisar os melhores preços faz total diferença no fim do mês quando a fatura chegar. Não é rápido, mas vale a pena. 

Seja no mercado, internet ou mesmo ir em algum bar: faça a comparação de preços do que você quer comprar, escolhendo o melhor estabelecimento. 




Caso não seja alguma emergência, compre pela internet, pois é muito mais barato que loja física, mesmo com o frete! Além de ter benefícios como cashback ao usar o cartão de crédito, por exemplo. 

O mesmo serve para emergências financeiras! Está querendo fazer um empréstimo? Nosso simulador vai te ajudar a comparar os melhores preços, fazendo o melhor negócio para o seu bolso! 

Planejamento é essencial 





Independentemente do seu objetivo, seja sair no fim de semana para o bar ou comprar algo de maior valor, planejamento é essencial

Com o planejamento financeiro você saberá quanto dinheiro entra e sai quando chegar o fim do mês, podendo se organizar (citado acima) para criar hábitos ou mudar os antigos, atingindo novos objetivos.

Você passará a pensar antes de comprar, lembrando do que havia planejado inicialmente. Anote todos os gastos para facilitar nos cálculos, assim saberá se está nos limites que impôs a si mesmo. 




Tenha sempre uma reserva de emergência! Não adianta se planejar sem pensar nos contratempos que podem acontecer! Essa reserva servirá apenas para momentos de necessidade, como desemprego, adoecimento ou quando o carro quebrar, por exemplo. 

Ou seja, se ainda não possui esse dinheiro reservado, deixe os investimentos de lado, focando primeiramente nele! Para juntar uma boa reserva, indicamos a soma equivalente a 6 meses do seu custo de vida, pelo menos!

Considerações finais

Ter controle das finanças pessoais é imprescindível para viver com tranquilidade. 


Como mostrado durante o texto, percebemos que pode ser trabalhoso no início, especialmente por envolver comportamento, hábito e o próprio emocional, mas tudo isso pode ser trabalhado diariamente, resultando em uma vida financeira equilibrada.

O importante aqui é dar o primeiro passo e a partir dele começar a crescer, sem pressa e sem stress. Mas conte para nós, como é a sua vida financeira? Quais os seus objetivos? Deixe nos comentários! 


Deixe uma resposta