Curiosidades

Monte Bom Jesus: Qual o seu valor para Caruaru?

O Monte Bom Jesus situado no munícipio de Caruaru, Pernambuco. Há 360 metros acima do nível do mar, trata-se do ponto culminante na cidade, pertencendo a Zona Especial de Interesse Social e Zona de Proteção Ambiental III, de acordo com o Plano diretor de Caruaru.

No inicio da formação de Caruaru, o Monte se conformava como um morro revestido por vegetação de caatinga, com inúmeras rochas e lar de animais nativos, correspondia à fronteira da então vila. Porém após o desenvolvimento da cidade no início do século XX, passa a ser integrante da malha urbana. Então, em 1902, tem seu primeiro elemento construído pelo homem implantado em seu cume, a Igreja do Bom Jesus.




Desencadeando a instalação de outros elementos, que hoje fazem parte de sua constituição. Tais como, os mirantes, a escadaria principal, a estrada de acesso para veículos e as antenas de transmissão. Simultânea a implantação desses elementos por parte de órgãos oficiais, acontecia à construção das moradias na encosta do Monte. Edificadas de forma irregular, hoje ocupam grande parcela do Monte Bom Jesus e se conformam como componente característico.

Atualmente o Monte Bom Jesus consiste em um morro no centro da cidade, sua encosta é composta por moradias, encontrando em alguns pontos parte da vegetação original preservada, a escadaria principal e estrada de acesso de veículos. No seu topo encontra-se a Igreja do Bom Jesus, o cruzeiro, os mirantes, a Escola Dom Soares Costa, o 4º Batalhão da Policia Militar, dentre outras edificações. Além de inúmeras antenas de transmissão instaladas.




A significância cultural do referido bem reside nos atributos e valores a ele conferidos. Foram
contatados os seguintes valores: histórico, cultural, de uso, sagrado, estético e social, bem como o
atributo de marco.

Valor histórico, pois se relaciona com a memória popular, é composto por elementos que guardam marcas da evolução da cidade. Como a Igreja do Bom Jesus, edificação centenária e componente da história local, implantada em seu cume.




Valor cultural, pois em grande maioria o Monte é constituído por moradias, que por si só representam uma forma de manifestação cultural. Além de se encontrar referências ao Monte Bom Jesus em outros meios culturais como músicas, poemas, gravuras dentre outros.

Valor de uso, por proporcionar uma utilidade para a cidade, expressado em seu uso predominantemente residencial ao longo dos anos, além de outras utilizações como receptáculo as antenas de transmissão, de atividades religiosas, de lazer e turismo.




Valor sagrado se deve ao fato de acomodar elementos religiosos como a Igreja do Bom Jesus, o cruzeiro e a escadaria principal ladeada por painéis ilustrados com a via sacra esta última utilizada por fiéis para cumprimento de votos.

Valor estético se exprime pela caracterização do Monte como belo. Um elemento geográfico de destaque na paisagem, constituído por componentes urbanos: as residências, a igreja, o cruzeiro, escadaria, estrada de acesso, e com remanescentes de seus aspectos naturais originais. Fatores estes que resultaram na atribuição de um significado estético ao bem.




Valor social, se expressa através de seu uso compartilhado por diversos grupos sociais, funciona como ponto de encontro, coexistindo com seu uso residencial e religioso.

Marco, por se tratar de um elemento de grande destaque na cidade, visível de vários ângulos e distancias. Exerce também a função de elemento característico da cidade.



Ceça Ricarte

Ceça Ricarte - Jornalista de formação, com mais de 15 anos de experiência, nas mais diversas áreas que o Jornalismo se propõe. Natural de Recife, mas que escolheu Caruaru para amar e viver! Entre idas e vindas, está fixa na Capital do Forró há 12 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *