Curiosidades

Festas típicas que só os nordestinos sabem como fazer

Quando se fala sobre riquezas culturais, o Nordeste Brasileiro certamente se destaca no mundo inteiro, uma região formada pela miscigenação de negros, índios e europeus, dando uma característica única ao povo da região, com enorme variedade de costumes, transformando a população muito rica e diversificada, do ponto de vista cultural.

Pensando nisso, a equipe da TE AMO CARUARU separou dessa vez, 6 festejos culturais realizados na nossa belíssima região, afim de conhecer o que ela tem a nos oferecer com seus costumes, hábitos e com sua cultura. Confira:



São João:

E nada melhor do que começarmos falando sobre o São João, com as comemorações dos dias de São João, São Pedro e Santo Antônio em junho, o nordeste tem festa ao longo de todo o mês, sendo destaque as cidades de Caruaru, nossa terrinha que apresenta O Maior São João do Mundo ?, e também em Campina Grande (PB).

Embora seja uma festa tradicional e essencialmente católica, o que mais atrai as pessoas, além das quadrilhas e da fogueira, é a comida típica. Bolo de milho, doces de amendoim, pipoca e quentão combinam muito bem com o tempo mais frio do ano.



Carnaval:

Mais conhecido aos redores de Salvador, Olinda e Recife, o Carnaval é uma porta de entrada para turistas que desejam conhecer a região, o evento movimenta toda a população nos preparativos e transforma dias em folias animadas, com muita música, muita gente, muita dança e muita alegria. Uma festa típica do Brasil, porém ainda mais forte no nosso nordeste. ?

Bumba-Meu-Boi:

Bumba-meu-Boi é um festejo que apresenta um pequeno drama: o dono do boi, um homem branco, presencia um homem negro roubando o seu animal para alimentar a sua mulher grávida, que estava com vontade de comer língua de boi. Matam o boi, mas depois é preciso ressuscitá-lo.



Hoje, o estado do Maranhão é quem se destaca nas festas do Bumba-Meu-Boi, porém o primeiro registro dessa manifestação folclórica ocorreu em Pernambuco. ?

Reisado:

Festejada desde os tempos do Brasil Colonial, o Reisado, ou Folia de Reis, é uma festa católica que celebra a visita dos Reis Magos ao menino Jesus, na festa é reunido um grupo de foliões trajados com roupas típicas enfeitadas de fitas e espelhos. Eles visitam as casas das pessoas hospitaleiras, dançando e cantando as músicas típicas da festa. A manifestação popular acontece principalmente nos estados de Alagoas e Piauí. ❤



Festa de Iemanjá:

A Festa de Iemanjá é considerada a maior manifestação religiosa pública do candomblé da Bahia, festejada desde 1923, sendo uma das festas populares mais intensas e tradicionais do estado.

Celebrada sempre no dia 2 de fevereiro, todos possuem compromissos com a Rainha do mar, por isso levam as praias flores, presentes, espelhos, joias, perfumes, etc. e oferecem a rainha. Uma festa muito tradicional da região nordeste. ??



Cavalo Piancó:

E por último, uma festa original do município de Amarante (PI), é realizada com casais que ficam em círculos para imitar o trote do cavalo, ora bem compassado, batendo firme no chão, com o pé esquerdo, ora apressado, sempre trocando os pares. A festa, como era de se esperar, foi passando de geração em geração e perdura até hoje nos costumes da população e até de outras regiões do Brasil. ??



Ceça Ricarte

Ceça Ricarte - Jornalista de formação, com mais de 15 anos de experiência, nas mais diversas áreas que o Jornalismo se propõe. Natural de Recife, mas que escolheu Caruaru para amar e viver! Entre idas e vindas, está fixa na Capital do Forró há 12 anos.

Deixe uma resposta