BrasilCarnavalCuriosidadesDicasEventosHistóriaLazerNordesteNotíciasPernambucoTelevisão

Dia do Frevo: entenda por que duas datas homenageiam o Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

O Dia Nacional do Frevo é celebrado nesta quinta-feira (09). Em Pernambuco, o dia 9 de fevereiro  homenageia o ritmo, que é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O título foi concedido em 2012 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O historiador Luiz Vinícius explicou que, em 9 de fevereiro de 1907, o frevo foi citado pela primeira vez pela imprensa. O registro foi feito no “Jornal Pequeno”, do Recife.

“Quem fez essa descoberta [da publicação] foi Evandro Rabelo, um historiador, há um pouco mais de 30 anos atrás”, disse Vinícius.

A data também marca o momento em que o frevo recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no ano de 2007, cem anos depois desse primeiro registro da palavra “frevo”.

Luiz Vinícius explicou que também o dia 14 de setembro tem relação com o aniversário de Osvaldo Almeida, um grande defensor e propagador do frevo.

“Osvaldo Almeida foi um cronista, um jornalista superimportante na primeira metade do século 20. Ele alimentava os jornais da cidade com várias notícias sobre carnaval, falava muito sobre os clubes, divulgava o trabalho desses clubes no carnaval do Recife”, disse Luiz.

O historiador também falou que o frevo vai além de um ritmo ou dança, movimentando também a economia e impactando a vida das pessoas.

“O frevo é um sistema cultural, um modo de vida, um jeito de fazer música, um jeito de fazer dança. A costura que se faz no frevo tem uma cara especial, a poesia das músicas do frevo, os artistas visuais que fazem a decoração da cidade ou então os bonecos, tudo isso compõe esse sistema cultural que é muito rico, acontece o ano inteiro”, disse.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *