Parque Natural de Serra dos Cavalos completa 38 anos

Caruaru comemora, nesta quarta-feira (8), 38 anos do Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, em Serra dos Cavalos. A unidade, pertencente à Prefeitura de Caruaru e administrada pela Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade, é reconhecida nacionalmente como uma das mais importantes áreas de preservação ambiental do Nordeste.

São mais de 350 hectares de mata atlântica, onde diversas espécies de animais, sobretudo mamíferos, insetos, aves e répteis habitam, sob a proteção e monitoramento de equipes especializadas da fiscalização ambiental. Conta com três açudes e, desde 2012, passou a ser categorizado como Unidade de Conservação, integrando assim o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC). Em 2021, foi contemplado pelo Programa de Aceleração de Unidades de Conservação do ICLEI, sobre gestão sustentável para desenvolvimento de unidades de referência ecológica.




Para o secretário executivo de Sustentabilidade de Caruaru, Ramon Abelenda, o parque é um dos maiores orgulhos da cidade. “Atualmente, contamos com cinco trilhas gratuitas disponíveis à população, para que as pessoas possam contemplar o nosso maior tesouro ecológico”, explica. Para informações e agendamento de trilhas, o contato é o 99474-8265.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos e Sustentabilidade, Ytalo Farias, a unidade de conservação possui conquistas únicas em sua história. “Hoje temos o prazer de exibir o parque de Serra dos Cavalos como uma das principais áreas de preservação no Estado”, afirma.




Parabéns, Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho! ?

Ceça Ricarte

Ceça Ricarte - Jornalista de formação, com mais de 15 anos de experiência, nas mais diversas áreas que o Jornalismo se propõe. Natural de Recife, mas que escolheu Caruaru para amar e viver! Entre idas e vindas, está fixa na Capital do Forró há 12 anos.

Deixe uma resposta