AgresteCaruaruCulturaEducaçãoEntretenimentoEventosLazerNordestePernambuco

Artistas se preparam para as comemorações dos 50 anos do Teatro João Lyra Filho

A Associação dos Artistas de Caruaru, entidade mantenedora do Teatro João Lyra Filho desde 2001, vai anunciar neste domingo, 27, Dia Mundial do Teatro, as diretrizes das comemorações do 50 anos do Teatro João Lyra Filho, inaugurado ainda em construção em 1972. As ações terão início no mês de abril e se encerrarão em outubro. Na programação, além de várias iniciativas administrativas e colaborativas, a Assartic prepara uma vasta programação artística em que várias linguagens serão representadas. Segundo o presidente da Associação, o ator e diretor Jô Albuquerque, “este é um momento único de demonstrarmos o amor à arte teatral, celebrando este patrimônio cultural de Caruaru e que ao completar 50 anos terá tudo que um palco merece ter”.

A Assartic assinou contrato com a produtora Claudio Soares Produtos Culturais e Sociais para elaboração de um projeto que envolvem programação cultural e atividades colaborativas que terão impacto também na estrutura física do equipamento. “Todos sabem das dificuldades de manutenção do Teatro João Lyra Filho. Então projetamos parcerias para que possamos provocar uma reforma que acontecerá em etapas, também iniciamos os contatos para que a programação artística seja diversa e catalisadora do que Caruaru tem de melhor e outras coisas mais que serão apresentadas, debatidas e decididas ao longo da evolução do projeto”, afirmou o produtor Claudio Soares.

A primeira ação da parceria entre a Assartic e o produtor Claudio Soares foi a criação de uma logomarca para o Teatro João Lyra Filho, criado em parceria com o artista gráfico Charles Douglas. De acordo com o contrato, o produtor cedeu os direitos de criação à Assartic para usar da melhor forma seu conteúdo e proporcionar uma atrativo visual para o equipamento.



Além disso, as celebração terá diversidade cultural com a programação artistica será ricamente preenchida por artistas que exercitam várias linguagens em Caruaru. O carro-chefe da programação será o Teatro, que além de contar com produções de sucesso de grupos locais, contará com mais uma edição do FESTIC, direcionado ao público infanto-juvenil. Porém, atividades em Dança, Música, Literatura também serão contempladas. A Dança apresentará coreografias e espetáculos nas principais vertentes desenvolvidas na cidade. Balé, Cultura Popular, Moderna, Contemporânea terão espaço com participação de profissionais renomados, que estão sendo contactados, para serem contratados.

A Música contará com nomes expressivos e que participarão de shows temáticos e de homenagens. A ideia também passa pela possibilidade de shows de quem já pisou no palco do Teatro e algumas dessas estrelas já estão sendo contactadas. Já em Literatura, teremos a oportunidade de debater, através de palestras e painéis, além de leituras dramatizadas, autores e textos teatrais de caruaruenses natos ou residentes e que foram sucesso nos últimos 50 anos. A programação geral deverá ser divulgada até meados de maio.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *