7 coisas que só quem viveu na década de 90 em Caruaru sabe

Caruaru destaca-se como o mais importante pólo econômico, médico-hospitalar, acadêmico, cultural e turístico do Agreste, sendo também a mais populosa cidade do interior pernambucano e a terceira mais populosa do interior nordestino, ficando atrás apenas de Feira de Santana e Campina Grande.

Hoje em dia, de fato Caruaru é uma cidade grande em quesitos de administração, economia, infraestrutura e educação por exemplo, além disso, atualmente a cidade possui praticamente tudo que uma capital tem (só precisava de uma praia pra ficar perfeito, mas temos tamandaré rs ?), porém existem coisas que só quem viveu em Caruaru nos anos 90 vai entender.



Pensando nisso, a equipe do TE AMO CARUARU separou para você, 7 coisas que só quem viveu na década de 90 em Caruaru sabe. Esperamos que goste! ?

1 – Drilhas

As Drilhas faziam a alegria das tardes de São João na avenida Agamenon Magalhães lotada de gente, tocando por horas o forró que o nordestino é apaixonado, a multidão seguindo o compasso. Foi assim que na década de 90 que as drilhas fizeram sucesso em Caruaru. A primeira edição ocorreu em 1989 e a pioneira foi a gaydrilha, que reunia homens vestidos de mulheres.



 

2 – North Shopping Caruaru

O atual Caruaru Shopping foi inaugurado em 1997, e como esperado de todo grande shopping vivia lotado, tinha gente que só ia para “dar uma voltinha”, ou seja, não é muito diferente de hoje em dia né?? Mas só quem viveu nessa época soube a alegria de frequentar o que era o primeiro da cidade. ? Atualmente o Caruaru Shopping é o Maior Shopping do Interior do Norte e Nordeste.

 

 

3 – Trem do Forró

O Trem do Forró foi um evento tradicional do calendário junino de Caruaru. Em 1987, um grupo de servidores estaduais criou uma festa diferente para o período junino: um trem que os levava até a Capital do Forró, Caruaru. Nasceu assim o Ferroviário, iniciativa do programa Pró-Lazer. O trem saía do Recife com cerca de 60 passageiros, ao som de uma banda de pífanos e forrozeiros.



Desde 2001, o Trem do Forró não faz o percurso para Caruaru, e deixa muitas saudades.

Confira o vídeo para matar a saudade:

 

4 – Cine Grande Hotel

Cinemark? Cinépolis? Que nada… Nos anos 90, o cinema que fazia sucesso na cidade era o cinema de rua, o Cine Grande Hotel, com suas filas enormes para poder assistir os lançamentos.



 

5 – Momentos inesquecíveis no futebol caruarense

Nos anos 1997, pela primeira vez na história do estadual, os caruarenses tiveram o prazer de ver o Porto de Caruaru, conquistar um vice-campeonato para a cidade e também para o interior. E ainda no ano seguinte, o Porto repetia a dose, conquistando mais um vice-campeonato estadual, deixando claro que era uma nova força do futebol do interior.

 

6 – Primeira emissora na cidade

Para os amantes de Novelas, nos anos 90, mas precisamente em agosto de 1991, Caruaru recebeu a famosa uma afiliada da Rede Globo em Pernambuco, retransmitindo também parte da programação da TV Globo Nordeste do Recife e levando seu sinal para 108 municípios do interior, juntamente com a TV Grande Rio de Petrolina.



 

7 – Autódromo Internacional Ayrton Senna

Pra finalizar, quem aí assistiu alguma corrida no Autódromo de Caruaru? A pista trouxe mais velocidade para a cidade (literalmente), com diversas competições internacionais. Inaugurado em 1992, o principal autódromo de Pernambuco, recebeu o nome em homenagem ao incrível piloto Ayrton Senna, que veio falecer em 1994.



Ceça Ricarte

Ceça Ricarte - Jornalista de formação, com mais de 15 anos de experiência, nas mais diversas áreas que o Jornalismo se propõe. Natural de Recife, mas que escolheu Caruaru para amar e viver! Entre idas e vindas, está fixa na Capital do Forró há 12 anos.

One thought on “7 coisas que só quem viveu na década de 90 em Caruaru sabe

  • 15 de agosto de 2020 em 5:18 am
    Permalink

    Sempre bom relembrar, mas quanto ao shopping uma ressalva: ele foi inaugurado em 1997 como SHOPPING CARUARU e, somente em 2010, ao ser adquirido pelo grupo cearense North, foi que passou a se chamar North Shopping Caruaru (até mudar mais recentemente para Caruaru Shopping).

    Resposta

Deixe uma resposta