Notícias

PALESTRA – Cadeia Têxtil: inovação tecnológica para o arranjo produtivo da região.

O palestrante da noite no último dia 1º foi o profº. Fábio Junior, em conjunto com as alunas Rebeca Barros e Giovanna Cavalcante do 4º período do Curso de Administração da Universidade de Pernambuco – Campus Caruaru.


O enfoque da palestra era trazer uma reflexão sobre o ‘arranjo produtivo’ no agreste e as problemáticas existentes, abordando de forma panorâmica sobre o que já existem no caso do comitê formado e o incentivador principal ITEP, com o comitê gestor local de APL de confecção e as entidades ACIC, ACIT, SEBRAE e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Caruaru e entre outros estiveram em discussões de acordo com a matéria lançada pela comunicação do ITEP em 2015.

O grande intuito seria o Centro Tecnológico da Moda, não é isso que vemos, pois sem atuação, as atividades existentes e a fragilidade na região em apoiar os pequenos produtores sem falar no desafio da “desmistificação” do que “polo de confecção” da diferença de “arranjo produtivo”. Logo a frente foi trago ao debate a origem e o termo que veio da cultura norte americano chamado de “clauster” e a importância do Vale do Silício para o Brasil, e como ele pode nos direcionar em termo de espelhamentos.


Utilizando-se da metodologia – teórico prático a profª Iris Alacoque, que ministra a disciplina seminário de APL, propôs aos alunos um ciclo de “seminário” falando sobre a temática para a disciplina e as equipes terão o desafio de convidar um palestrante.

Na oportunidade foi desenvolvida uma ação de doação de livros de didáticos da Livraria Imperatriz, através de um Projeto Educacional que desenvolve em parceria com docente Fábio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *